Artigo sobre caracterização dos sistemas táticos e tipos de defesa utilizados no futebol de hoje

12/04/2011 by: Renê Drezner

O jogo de futebol é uma das modalidades coletivas com maior nível de complexidade de organização. 22 jogadores lutam constantemente pela posse de bola, onde a posse ou a não posse da bola vai determinar a fase de defesa e ataque, além das suas respectivas transições. Durante os jogos o confronto é caracterizado por inúmeras transições entre a fase de ataque e defesa, com grande variação na posição e movimentação dos jogadores em campo.

Para confrontar este padrão caótico do jogo e diminuir a imprevisibilidade dos acontecimentos,  os times possuem sistemas de organização (sistemas táticos) bem planejados, com posicionamento dos jogadores, função e algumas movimentações previamente estabelecidas. Ao longo dos anos estes sistemas de organização vem sofrendo grande evolução. Hoje é um dos temas mais comentados pelo público do futebol em geral. Más infelizmente não é muito documentado na literatura esportiva.

O. B. Bettega (Universidade Federal de Santa Maria), K. Fuke ( Universidade Técnica de Lisboa) e A. G. Schmitz Filho (Universidade Federal de Santa Maria) escreveram um artigo caracterizando os sistemas de organização mais utilizados pelas equipes nos dias de hoje, com ênfase nos tipos de defesa.

Este artigo do V Congresso Sulbrasileiro de Ciências do Esporte de 2010 está disponível na página biblioteca do nosso site.

Espero que aproveitem o artigo.

Comente!