Artigo sobre a ocorrência e prevenção de lesões do ligamento cruzado anterior (LCA) em jogadores de futebol

30/11/2010 by: Renê Drezner

Os jogadores de futebol podem sofrer vários tipos de lesão durante os jogos e treinamentos como traumas, lesões musculares e torções. Dependendo do tipo e gravidade da lesão os jogadores podem ficar mais de 6 meses afastados dos gramados. Sem dúvida as lesões do ligamento cruzado anterior são as causas mais frequentes de afastamentos longos (hoje temos como exemplo o Paulo Henrique “Ganso” jogador do Santos).

Visto este problema, João Brito, José Soares e António Natal Rebelo da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto escreveram um artigo de revisão sobre as causas da ocorrência de lesão no ligamento cruzado anterior e os métodos de treinamento preventivo.

Este artigo da Revista Brasileira de Medicina do Esporte de 2009 está disponível na sessão biblioteca do nosso site.

Espero que aproveitem o artigo.

Comentarios

625 Comentario para “Artigo sobre a ocorrência e prevenção de lesões do ligamento cruzado anterior (LCA) em jogadores de futebol”
  1. Alex Lessa disse:

    Faz 78 dias que operei lca mais menisco
    já estava sentindo muita insegurança
    pra fazer fisioterapia,agora piorou pois escorreguei e cai sentado no chão dando aquela dobrada brusca senti como tivesse
    Estourado tudo lá dentro;minha fisioterapeita mandou parar os exercícios,tem 1semana que cai,não voltei ao médico,to bem deprimido,penso em desistir da recuperação,me dê uma luz por favor…o
    brigado

    • Renê Drezner disse:

      Oi Alex, o seu escorregão pode ter lesionado seu joelho ou não. A primeira coisa a fazer é se consultar com seu médico para saber qual a condição do joelho operado, sem o diagnóstico do médico é inviável planejar o tratamento adequado. Depois disso, independente de ter lesionado ou não, você terá que continuar seu trabalho de recuperação, pois se não fizer vai aumentar o risco de ter uma nova lesão e as coisas só vão piorar. Eu sei que o período de recuperação é um momento muito difícil. Seja forte e não desista, lembre que acima de tudo sua saúde é que está em jogo. Boa recuperação.

  2. romario disse:

    Oi boa noite, so uma duvida sofri um acidente de moto a 35 dias atras e bati meu joelho no chao quando levantei nao consegui firma minha perna esquerda no chao senti um certo desconforto no joelho tipo um deslise ate agora nao senti dor,o medico mi informou q foi uma possivel lesao lcp,so q agora eu coloco o pé no chao e nao deslisa mais,tenho um pedido para fazer uma artroscopia..gostaria de saber se e possivel uma lesao lcp sará sem fazer uma cirurgia e o medico ortopedista pedi uma artroscopia sem a ressonacia magnetica obrigado.

    • Renê Drezner disse:

      Oi Romario, existem vários métodos para detectar lesão de um ligamento. Realmente o mais comum é a imagem de Ressonância Magnética. Eu não tenho conhecimento, não sou médico, para falar se é correto fazer a artroscopia sem a ressonância. Se estiver em dúvida te aconselho a ouvir a opinião de outro médico ortopedista. Quanto a lesão do LCP, só é possível a recuperação sem cirurgia se o rompimento for parcial, quanto menor o rompimento maior as chances. Agora se a lesão foi total o tratamento mais adequado é o cirúrgico. Boa recuperação,

  3. Bruno 31 anos disse:

    Sou iniciante da pratica de muay tae a pouco tempo e sofria de insegurança no joelho esquerdo,por causa de quedas quando fazia movimentos bruscos.Um dia na aula tive uma queda e resolvi buscar o pq, foi quando hoje dia 16/04/2014 o medico me disse que vai ser necessário cirugia de menisco,ligamento cruzado e estou com edema no osso,devido a estes problemas estou mto indeciso em operar e parar na atividade física.o Q faco

    • Renê Drezner disse:

      Oi Bruno, a prática do Muay Tae exige muito da articulação do joelho. Se você optar por não operar estará correndo um grande risco de provocar novas lesões no joelho que podem afetar outros ligamentos, meniscos e cartilagens por exemplo. O que vai te obrigar mais cedo ou mais tarde de parar suas atividades físicas numa situação bem mais grave. Se tiver que operar não tenha medo, o processo é um pouco sofrido mas a recuperação chega a quase 100%. Pense bem, boa sorte.

  4. junior oliveira disse:

    Boa noite Renê, fiz uma cirurgia no joelho já faz exatamente 10dias hoje. coloquei dois parafusos no joelho direito, só estou andando de muletas e não tenho nenhuma força pra dobrar a perna operada. estou meio preocupado, com medo, já que não estou conseguindo dobrar, e vou começar a fisio dia 22/04, mais estou com medo pq ainda esta muito inchado. O que o Sr. me diz?? Obrigado..

    • Renê Drezner disse:

      Oi Junior, é normal sentir grande desconforto logo depois da operação, a intervenção é muito invasiva. Quanto ao inchaço é completamente normal, já se acostume a conviver com a compressa de gelo. Acho que por enquanto não é necessário ter muita preocupação quanto a força para dobrar, espere o andamento das sessões de fisioterapia para ver sua evolução. Se tiver algo errado o fisio deve ser um dos primeiros a perceber. Boa recuperação.

Comente!

*