Artigo sobre a ocorrência e prevenção de lesões do ligamento cruzado anterior (LCA) em jogadores de futebol

30/11/2010 by: Renê Drezner

Os jogadores de futebol podem sofrer vários tipos de lesão durante os jogos e treinamentos como traumas, lesões musculares e torções. Dependendo do tipo e gravidade da lesão os jogadores podem ficar mais de 6 meses afastados dos gramados. Sem dúvida as lesões do ligamento cruzado anterior são as causas mais frequentes de afastamentos longos (hoje temos como exemplo o Paulo Henrique “Ganso” jogador do Santos).

Visto este problema, João Brito, José Soares e António Natal Rebelo da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto escreveram um artigo de revisão sobre as causas da ocorrência de lesão no ligamento cruzado anterior e os métodos de treinamento preventivo.

Este artigo da Revista Brasileira de Medicina do Esporte de 2009 está disponível na sessão biblioteca do nosso site.

Espero que aproveitem o artigo.

Comentarios

677 Comentario para “Artigo sobre a ocorrência e prevenção de lesões do ligamento cruzado anterior (LCA) em jogadores de futebol”
  1. Alex Lessa disse:

    Faz 78 dias que operei lca mais menisco
    já estava sentindo muita insegurança
    pra fazer fisioterapia,agora piorou pois escorreguei e cai sentado no chão dando aquela dobrada brusca senti como tivesse
    Estourado tudo lá dentro;minha fisioterapeita mandou parar os exercícios,tem 1semana que cai,não voltei ao médico,to bem deprimido,penso em desistir da recuperação,me dê uma luz por favor…o
    brigado

    • Renê Drezner disse:

      Oi Alex, o seu escorregão pode ter lesionado seu joelho ou não. A primeira coisa a fazer é se consultar com seu médico para saber qual a condição do joelho operado, sem o diagnóstico do médico é inviável planejar o tratamento adequado. Depois disso, independente de ter lesionado ou não, você terá que continuar seu trabalho de recuperação, pois se não fizer vai aumentar o risco de ter uma nova lesão e as coisas só vão piorar. Eu sei que o período de recuperação é um momento muito difícil. Seja forte e não desista, lembre que acima de tudo sua saúde é que está em jogo. Boa recuperação.

  2. romario disse:

    Oi boa noite, so uma duvida sofri um acidente de moto a 35 dias atras e bati meu joelho no chao quando levantei nao consegui firma minha perna esquerda no chao senti um certo desconforto no joelho tipo um deslise ate agora nao senti dor,o medico mi informou q foi uma possivel lesao lcp,so q agora eu coloco o pé no chao e nao deslisa mais,tenho um pedido para fazer uma artroscopia..gostaria de saber se e possivel uma lesao lcp sará sem fazer uma cirurgia e o medico ortopedista pedi uma artroscopia sem a ressonacia magnetica obrigado.

    • Renê Drezner disse:

      Oi Romario, existem vários métodos para detectar lesão de um ligamento. Realmente o mais comum é a imagem de Ressonância Magnética. Eu não tenho conhecimento, não sou médico, para falar se é correto fazer a artroscopia sem a ressonância. Se estiver em dúvida te aconselho a ouvir a opinião de outro médico ortopedista. Quanto a lesão do LCP, só é possível a recuperação sem cirurgia se o rompimento for parcial, quanto menor o rompimento maior as chances. Agora se a lesão foi total o tratamento mais adequado é o cirúrgico. Boa recuperação,

  3. Bruno 31 anos disse:

    Sou iniciante da pratica de muay tae a pouco tempo e sofria de insegurança no joelho esquerdo,por causa de quedas quando fazia movimentos bruscos.Um dia na aula tive uma queda e resolvi buscar o pq, foi quando hoje dia 16/04/2014 o medico me disse que vai ser necessário cirugia de menisco,ligamento cruzado e estou com edema no osso,devido a estes problemas estou mto indeciso em operar e parar na atividade física.o Q faco

    • Renê Drezner disse:

      Oi Bruno, a prática do Muay Tae exige muito da articulação do joelho. Se você optar por não operar estará correndo um grande risco de provocar novas lesões no joelho que podem afetar outros ligamentos, meniscos e cartilagens por exemplo. O que vai te obrigar mais cedo ou mais tarde de parar suas atividades físicas numa situação bem mais grave. Se tiver que operar não tenha medo, o processo é um pouco sofrido mas a recuperação chega a quase 100%. Pense bem, boa sorte.

  4. junior oliveira disse:

    Boa noite Renê, fiz uma cirurgia no joelho já faz exatamente 10dias hoje. coloquei dois parafusos no joelho direito, só estou andando de muletas e não tenho nenhuma força pra dobrar a perna operada. estou meio preocupado, com medo, já que não estou conseguindo dobrar, e vou começar a fisio dia 22/04, mais estou com medo pq ainda esta muito inchado. O que o Sr. me diz?? Obrigado..

    • Renê Drezner disse:

      Oi Junior, é normal sentir grande desconforto logo depois da operação, a intervenção é muito invasiva. Quanto ao inchaço é completamente normal, já se acostume a conviver com a compressa de gelo. Acho que por enquanto não é necessário ter muita preocupação quanto a força para dobrar, espere o andamento das sessões de fisioterapia para ver sua evolução. Se tiver algo errado o fisio deve ser um dos primeiros a perceber. Boa recuperação.

  5. Beatriz da Cruz disse:

    Olá! Fiz uma cirurgia no joelho LCA, e me recuperei super bem, porém depois de 4 meses, comecei a ter falseios, tres para ser exata sempre quando estou fazendo fotalecimento. Devo me preucupar. Isso significa que eu não poderei mais jogar handbol ?

    • Renê Drezner disse:

      Oi Beatriz, as vezes é comum sentir sensações de falseio no período de reabilitação. No seu caso pode ser só uma sensação subjetiva sem preocupação (o mais provável) ou um indicativo de um problema com a operação. Para você ter certeza do que é, acho interessante se consultar com o médico que fez sua operação para avaliar a estabilidade do seu joelho. Provavelmente se for detectado uma instabilidade de verdade você poderá ter que realizar uma nova operação. Mas ambos os casos não vão te impedir de voltar a jogar handebol. Boa recuperação.

  6. Suellen Cardoso disse:

    Oi Renê tive a quase um mês um importante derrame articular espessamento difuso associado a hiperssinal das fibras do ligamento cruzado anterior compatível com distensão e/ ou ruptura parcial, alteração difusa do sinal das fibras do ligamento colateral lateral, sugerindo lesão parcial, aumento do volume líquido na bursa adjacente ao tensor da fáscia lata, cisto poplíteo laminar, estou em repouso pra desinflamar e tenho retorno sexta feira mas to mto preocupada se tiver q fazer cirurgia,e se n precisar qto tempo p eu andar sem dificuldades se é q seja possível??? Obrigada

    • Renê Drezner disse:

      Oi Suellen, assim que passar a inflamação você deve conseguir voltar a andar (independente de cirurgia), geralmente de uma a duas semanas. O problema é a integridade de seus ligamentos. Pelo que você escreveu parece que você tem chance de ter lesão parcial em dois ligamentos, ou seja, um rompimento de uma parte das fibras. Este tipo de lesão provoca aumento da instabilidade do joelho o que pode acarretar aumento de chance de uma nova torsão. Nesses casos (de lesão parcial) é possível tratar com ou sem cirurgia, depende do grau do rompimento. Se tiver que operar não se preocupe, o sucesso deste tipo de operação é muito grande a recuperação é de quase 100% do que era antes. Boa sorte.

  7. Suellen Cardoso disse:

    Só tenho dores ao movimentar não tenho mais dores agudas porém o inchaço não cedeu mto e eu fiz td q o médico mandou coloquei gelo,repouso e muleta, o q devo fazer será tem algum procedimento q me ajude pois não consigo ficar com nada que aperte pois sinto dores.Obrigada Renê vc é um anjo…

    • Renê Drezner disse:

      Oi Suellen, você fez todos os procedimentos corretos. A única coisa a mais que poderia fazer é tomar remédio anti-inflamatório ou realizar pulsão (onde que com uma injeção se retira líquido do joelho). Tanto a medicação como a pulsão eu não posso recomendar pois não sou médico. Aproveite a consulta de amanhã para conversar sobre estas possibilidades. Seja persistente que aos poucos o inchaço vai diminuindo. Boa sorte.

  8. Jorge Ariel disse:

    Olá, Fiz minha cirurgia de LCA há 7 meses, fiz todas as etapas de fisio e musculação.
    Neste mês o medico liberou a correr e fazer a transição para o futebol.
    O fato que ao correr a dor eh forte, bem na região de incisão básico do joelho, inclusive chego a mancar…
    O medico disse que eh comum sentir dores, inchaço e até hematomas…
    Mas estou preocupado, pois pensei que a transição seria mais simples pra voltar a jogar.
    Essa dor será que eh normal mesmo??

    • Jorge Ariel disse:

      A dor eh bem na próxima da incisão na tíbia… Parte interna do joelho.

      • Renê Drezner disse:

        Oi Jorge, é normal sentir dor e outros incômodos na transição para o jogo de futebol. Realmente o processo é dolorido. Fique amigo da compressa de gelo pois você vai ter que fazer muitas. Com o passar do tempo os incômodos vão diminuindo até você praticamente não sentir mais. Boa recuperação.

        • Jorge Ariel disse:

          Renê, obrigado pela resposta…
          Esperava que após 6 meses de fisio e musculação, a dor deixaria de existir.
          Vou me tornar amigo da bolsa de gelo. Obrigado mais uma vez!

  9. Wagner Soares disse:

    Boa tarde!

    Olá eu Sou o Wagner, fiz uma cirurgia de LCA E Menisco está fazendo dois meses. Tenho o movimento completo do Joelho operado (direito), fiz trinta sessões de fisioterapia e agora faz duas semanas que comecei a malhar, primeiro gostaria de saber se posso fazer o fortalecimento do joelho todos os dias ou não na academia sendo que envolve as musculações em cima do joelho e se pode todos os aparelhos? Segundo eu sinto alguns incômodos e pequenas dores atrás do joelho, o incomodo é só a noite quando forço durante o dia e as dores tem dia que é em lugar e outro dia em outra parte do joelho. Por fim no terceiro mês posso começar a dar trotes e em qual piso é correto?

    Obrigado desde já….

    • Renê Drezner disse:

      Oi Wagner, até é possível realizar o treino de fortalecimento todos os dias, mas o mais comum são três vezes por semana (todos os dias não da tempo para recuperação muscular), já em relação aos exercícios é necessário tomar um pouco de cuidado com a cadeira extensora principalmente no momento da extensão final. Quanto às dores no joelho é normal sentir, lembre que a operação é muito invasiva e lesiona outras estruturas, com o tempo os incômodos vão diminuindo até você não sentir mais. E por último, não é possível a distância falar se você já está apto a trotar, só um profissional que está acompanhando de perto sua recuperação é que pode liberar, de preferência o médico que te operou. Boa recuperação.

  10. Rodrigo disse:

    Olá sou Rodrigo,fiz uma cirurgia de LCA e Menisco a mais de trinta dias.Estou fazendo fisioterapia todos os dias,sinto que a cada dia tenho uma melhora na hora de dobrar o joelho, mas na hora de esticar o mesmo sinto dor,pois tenho receio q ele não volte a esticar o normal como antes,queria saber se isso é normal pelo tempo de cirurgia e se poderei a jogar futebol mesmo que ele não volte ao esticamento normal.

    • Renê Drezner disse:

      Oi Rodrigo, é normal sentir dificuldade em flexionar ou estender completamente o joelho depois da operação. Lembre que seu joelho ainda deve estar um pouco inflamado e inchado, isto atrapalha a flexão e extensão completa. Muito provavelmente em pouco tempo você vai conseguir voltar a ter amplitude normal. É só seguir trabalhando forte na sua recuperação que você terá todas as condições de voltar a jogar futebol normalmente. Boa recuperação.

  11. Adelmo disse:

    Boa tarde Rene.Fiz uma atroscopia no menisco faz 20 dias ,voltei a treina com bola e senti um desconforto mais nao inchou é normal esse tipo de desconforto e insegurança?

    • Renê Drezner disse:

      Oi Adelmo, é normal sim. O menisco fica dentro da capsula articular e a operação por mais simples que seja é um pouco invasiva. Se com o passar do tempo o desconforto não for diminuindo (um mês, mais ou menos) ai pode ser um sinal de que algo pode estar errado e te aconselho a procurar um médico. Boa recuperação.

  12. Murilo Roma disse:

    Olá Doutor,,, estou com uma dúvida,,,,depois de 18 dias da operação,,,comecei a andar sem muletas,,,Ao tomar banho,, dei uma escorregada,, e dei uma torcidinha no joelho operado,, senti um dor forte, mas foi no momento só,,, a dor não continuou,,,será que tenho riscos de perder a cirurgia???,,, to preocupado aqui!!! obrigado

  13. Murilo Roma disse:

    Esqueci de mencionar que meu caso é ligamento cruzado anterior

    • Renê Drezner disse:

      Oi Murilo, desculpe a demora para responder. Só vi sua mensagem agora. Provavelmente isso só foi um susto. Mas você só terá certeza realizando uma consulta com o médico que operou seu joelho. Boa recuperação.

  14. Alex Lessa disse:

    Olá Dr,essa é a segunda mensagem que lhe envio,a primeira foi sobre um tombo,pois bem,hoje faz 4 meses que operei lca e meniscos,estou fazendo fisioterapia no Into há 3 meses,comecei 1 mês depois da cirurgia,operei 24/01/14,cai sentado dobrando bruscamente o joelho operado no dia 4/4/14,aí fiquei 10 dias sem fazer fisio,médico plantonista do into liberou sem pedir nenhum exame.Voltei a fazer fisio apos 10 dias do tombo e quando voltei no médico que me operou ele disse que estou com uma folguinha,e pediu uma ressonância,falou que era pra falar pra fisio pegar leve,tipo fazer como se fosse 1 mês de cirurgia,já ela falou que podia continuar com carga de 5 kgs que de músculo entende ela,enfim ela está em congresso
    só volta dia 28,duas semanas sem fisio,só exercícios em casa,só que não estou fazendo há 8 dias porque além de está frustrado com a situação nasceu meu filho e estou ficando direto no hospital,resumindo a historia já estou abrindo mao de voltar a jogar futebol,coisa que mais gosto de fazer,por causa do sofrimento,além disso sinto muita dor nos movimentos(inclusive caminhar)do joelho,muita atrofia,sem força e parece que vou torcer o joelho a qualquer momento.Se eu parar agora o que pode me acontecer?Se continuar posso afrouxar mais o ligamento?o músculo retorna como antes mesmo se não fizer mais fisio?Por favor me dê uma luz,pois o médico só em Julho agora…grande abraço

  15. Alex Lessa disse:

    Desculpe isso é quase um desabafo é que preciso de uma outra oopinião,sabe como é hospital público,se alguém errou ñ vai assumir

    • Renê Drezner disse:

      Oi Alex, eu não sou médico. Mas o que posso te dizer é que a estabilidade do seu joelho vai ser mantida pelo seus ligamentos com o auxílio dos músculos. Se sua musculatura está atrofiada é normal que a estabilidade esteja prejudicada. Para fortalecer a musculatura é necessário um trabalho intenso e contínuo, as suas paradas no fisio estão atrapalhando a reabilitação. Independente de voltar ou não a jogar você estará “obrigado” a fazer treinamento de força praticamente até o resto de sua vida. A reabilitação é um processo dolorido e você vai precisar ser persistente neste período. Não acho que você deve desistir de jogar bola, tudo o que está acontecendo com você atrapalha a sua recuperação, mas não impede a recuperação de seu joelho, só atrasa o processo. A única coisa que não posso opinar é em relação a folga. Ela só pode ser detectada com exames realizados por um médico e eu não sou médico e não posso te avaliar. Com folga ou sem folga, mantenha a fisio e seja persistente com seu tratamento. Boa recuperação.

  16. Alex Lessa disse:

    Obrigado,nessas horas palavras valem mais que remédios,,abraço

  17. Wagner Soares disse:

    Boa tarde!!!

    Olá td bem? eu sou o Wagner, caro amigo hj está fazendo dois mes e quinze dias após uma LCA, e minha evolução dia a após dia está sendo otima, só que eu sinto uns incomodos e os musculos inflamdos sempre após o fortalecimento muscular, um dos musculos é atras do joelho e perto da fibula e tbem do lado do joelho, gostaria de saber é normal sentir onde o parafuso implantando incomodos?
    E por mim qual tempo deste processo parar de doer e se tem algum medicamento incado ?

    • Renê Drezner disse:

      Oi Wagner, é totalmente normal sentir incômodos na articulação do joelho e nos músculos que estabilizam esta articulação, principalmente na região dos parafusos. Com o tempo o incômodo vai diminuindo até você praticamente não sentir mais nada. Este tempo vai variar de pessoa para pessoa. No meu caso eu sentia dores para jogar futebol até depois de um ano de operação. Quanto a medicação, eu não posso dar sugestões. Eu não sou médico e só um médico é que pode receitar e recomendar medicamentos. Boa recuperação.

  18. Felipe disse:

    Olá Dr, a 5 meses atrás realizei minha cirurgia de reconstrução do LCA, muito bem, em quatro meses fiz a fisioterapia e logo após fui liberado para a academia. Faço tudo que me foi passado, tenho algumas dificuldades quanto a exercícios de Leg Press, Aparelho Extensor (Aquele que se levanta o peso do aparelho sentado, parecido com um movimento de chute) e o flexor de perna. Todos esses são feitos de forma unilateral, ou seja uma perna de cada vez.
    A dor que sinto é um tanto incômoda, e parece ser em volta do joelho (patela), como se fosse toda a região que cerca o osso do joelho,mais específico na parte de baixo.
    Essas dores são compatíveis com o período de reforço muscular, ou possivelmente meu menisco está inflamado ou lesionado?

    Obs: Caminhadas não sinto dor qualquer, corridas na esteira variam, alguns dias sinto incomodos e em outros dias não sinto nada. Aguardo ansiosamente sua resposta.

    • Renê Drezner disse:

      Oi Felipe, em primeiro lugar não sou médico. Quanto as suas dores são sintomas muito normais de quem está com 5 meses de operação. Estes incômodos irão aparecer sempre que ocorrer aumento de sobrecarga na articulação, mas com o tempo estes incômodos vão diminuindo até praticamente você não sentir mais. Lógico que não é possível afirmar que você está ou não com outro tecido lesionado, só um médico através de exames é que pode fazer esta constatação. Mas aparentemente você não está com nenhum sintoma anormal. Seja persistente com a reabilitação. Boa recuperação.

  19. marcio paes disse:

    fiz uma artroscopia do lca e menisco a 5 meses e meio preciso de mais quanto tempo de recuperaçao e o que fazer para nao ter reiincidencia

    • marcio paes disse:

      PRECISO DESTA INFORMAÇAO

      • Renê Drezner disse:

        Oi Marcio, vai depender do seu tratamento de reabilitação e o grau da lesão. No caso do LCA se a ruptura foi parcial é necessário esperar o tempo de cicatrização do ligamento, que demora em torno de três meses, e o restabelecimento da força dos músculos que estabilizam a articulação do joelho além da coordenação e equilíbrio. Este tempo vai depender da intensidade do treinamento de reabilitação e da reação do seu corpo ao treinamento. Se a ruptura foi total do LCA o tempo de recuperação é mais demorado, de 6 a 8 meses, mas seguindo as mesmas etapas do tratamento de ruptura parcial. No caso do menisco o tempo de recuperação também vai depender do grau da lesão, quanto maior for o pedaço a ser retirado, maior o tempo de recuperação, nos casos mais graves pode levar mais de cinco meses. Te aconselho a não se preocupar com o tempo de recuperação, foque sua atenção no restabelecimento dos níveis de força, alongamento, coordenação e equilíbrio. Muito provavelmente se todos estes itens estiverem recuperados você vai minimizar a chance de ter reincidência. Boa recuperação.

  20. Mario disse:

    Boa noite Dr. Renê

    Hoje faz um mês que fiz cirurgia do LCA E MENISCO, 17 dias recomendação do médico iniciei a fisioterapia, na sétima sessão ao fazer um movimento leve para tirar o tênis senti uma fisgada (beliscão) na parte de traz do joelho, depois senti essa fisgada mais três vezes seguindo de uma dor que não consigo mover o pé para traz, sinto dor no local onde foi retirado o tendão ao passas rã mão no local sinto um calombo, isso é normal?

    • Renê Drezner disse:

      Oi Mario, em primeiro lugar eu não sou médico. Realmente seu relato é um pouco incomum. Provavelmente você teve uma pequena lesão em algum tecido do joelho o que fez ele inflamar um pouco, por isso a razão da suas dores. Este pequena lesão pode não ser nada de mais grave ou pode ser. Por isso eu te aconselho a realizar uma consulta com o médico que operou seu joelho para avaliar se está tudo bem. Boa recuperação.

  21. Marcos disse:

    Boa tarde Dr.,

    Em 2011 tive uma lesão de LCA no joelho esquerdo jogando futebol, na primeira ressonância que fiz acusou uma ruptura parcial, o médico me recomendou seguir a vida normalmente e fortalecer a musculatura, principalmente o quadriceps. Entretanto, costumo fazer muitos exercícios, gosto de correr, faço academia quase todos os dias com personal que me ajuda nos exercícios para as pernas entre outros. Mas devido a vontade que eu tenho de voltar a jogar tênis e me dedicar mais intensamente as corridas de rua, gostaria que a folga no joelho que eu tenho fosse sanada. Marquei um outro médico este ano(2014), cerca de um mês atrás e ele me passou outro exame… o resultado foi que não há ruptura de ligamento e tenho uma condropatia insipiente (inicial certo?) – Mas ao retornar ao médico hoje, ele me informou que irá conversar com o médico responsável por analisar o exame, pois acredita que houve um equívoco e que há ruptura de ligamento sim. Dr. gostaria de saber a sua opinião, eu gostaria de operar para eliminar esta folga no joelho, pois no exame de gaveta é possível notar que há uma boa folga com um “stop” no meu joelho esquerdo. Acha que devo operar ? Obrigado.

    • Renê Drezner disse:

      Oi Marcos, em primeiro lugar eu não sou médico. Se tiver realmente ruptura no ligamento eu te aconselho a operar. Existem relatos de pessoas que conseguem viver com o LCA rompido. Mas acho muito arriscado e não recomendo, pois o risco de ocorrer uma nova torção é grande e esta nova torção pode lesionar outros ligamentos e meniscos. Agora se não tem ruptura e nem folga no LCA a operação não vai resolver seu problema. Neste caso te aconselho a realizar um trabalho de fortalecimento dos músculos muito intenso, bem mais forte do que está acostumado a fazer para tentar minimizar o problema. Espero ter te ajudado a tomar a decisão. Boa sorte.

  22. pericles reis disse:

    fiz uma cirurgia de lca ja tem 2 meses e meio é normal o joelho esta com folga

    • Renê Drezner disse:

      Oi Péricles, é normal sentir desconfortos no joelho depois da operação, como algumas dores e sensação de instabilidade. Esta folga que você está sentindo pode ser um desses sintomas, lembrando que o enfraquecimento da musculatura ajuda a aumentar a sensação de instabilidade. Muito provavelmente o que você está sentindo é um sintoma normal. Mas sempre existe a possibilidade de acontecer algo errado na operação, como a ruptura do novo ligamento ou a má fixação dele. Por esta razão só um médico através da realização de um exame é que pode dar uma resposta confiável. Boa recuperação.

  23. joao vitor disse:

    bom dia Rener

    a 25 dias eu fiz uma cirugia de lca no joelho direito, com a cirugia esta correndo tudo bem so q o meu pe esquerdo esta completamente dormente(devido a anestesia raqui) estou muito preucupado o q devo fazer para q volte ao normal?

  24. joao vitor disse:

    ou se isso e normal acontecer

    • Renê Drezner disse:

      Oi João, eu não sou médico e este tema é muito específico da área médica, não tenho conhecimento para emitir uma opinião sobre seu caso. O que posso te aconselhar é procurar se consultar com um médico o mais rápido possível pois pelo que conheço este sintoma não é comum de acontecer. Boa recuperação.

  25. pericles reis disse:

    obrigado rene Deus abencoe

  26. Rogerio Moraes disse:

    Olá, tive um rompimento parcial do LCA, mais ou menos um ano e seis meses,
    o joelho inchou pouco, tomei remédios, gelo, hoje faço todo tipo de movimento
    e não sinto nada, joguei bola uma vez não senti, joguei capoeira não senti.
    Gostaria de saber se no caso de rompimento parcial do LCA, a parti que danificou
    com um tempo ela se reconstroem por si mesmo.

    Obrigado.

    • Renê Drezner disse:

      Oi Rogério, depende do grau da lesão. Se o rompimento não foi muito grande é possível que ocorra a completa reconstrução do ligamento sem necessidade de cirurgia. O melhor a fazer é se consultar com um médico ortopedista para ter certeza de como está seu ligamento. Boa sorte.

  27. Fiz uma cirurgia de reconstrução do lca do joelho esquerdo mais meu joelho continua falciando e minha perna sempre doida e dormente e muitas dores acho que minha recuperação não ta legal .isso é normal?

    • Renê Drezner disse:

      Oi Elizana, é normal sentir sensação de falseio depois da operação. Isto acontece pelo enfraquecimento da musculatura e pelo receio de se lesionar novamente. Quanto à dormência e as dores na região do joelho também são normais de sentir. A operação de LCA é muito invasiva, o ligamento fica dentro da capsula articular e é necessário abri-la para realização da operação de reconstrução. Esta intervenção rompe alguns pequenos nervos da região da articulação, além de inflamar outras regiões do joelho. Com o tempo os nervos periféricos vão se regenerando aumentando a sensibilidade na região do joelho e as dores vão diminuindo. É lógico que só um médico através de exames vai poder atestar se seu joelho está normal ou não. Boa recuperação.

  28. Cesar Corchaki disse:

    Se o senhor, por favor, pudesse me explicar de maneira leiga o que significa os termos que estão na minha ressonância do joelho esquerdo e o que na sua opinião eu deveria fazer para melhorar, pois sinto dores.

    Condropatia patelofemoral, destacando-se fissura condral que atinge a camada média da faceta lateral patelar, sem alterações subcondrais evidentes.

    Fissura intrassubstancial junto a inserção da raiz anterior do menisco medial, associada a edema da medular óssea subcortical na tíbia adjacente e alterações fibrocísticas parameniscais.

    Tênue edema do coxim gorduroso infra patelar profundo (gordura de Hoffa)

    Pequeno derrame articular associado a discreta plica sinovial suprapatelar direita, apresentando leve interposição articular patelofemoral.

    • Renê Drezner disse:

      Oi Cesar, eu não sou médico e por isso não entendo 100% dos termos usados na ressonância, mas vou tentar esclarecer para você o que entendi. Parece que você está com lesão na cartilagem do joelho e no menisco, além do seu joelho estar um pouco inchado e inflamado. Eu não sei te dizer a gravidade das lesões na cartilagem e menisco. O melhor a fazer é se consultar com um médico especialista para verificar se o laudo do técnico está correto e ver a melhor forma de tratamento das lesões. Boa sorte.

  29. Anderson da Silva disse:

    Ola Renê, rompi o LCA e menisco parcialmente a aproximadamente a 2 anos… fiz a cirurgia a 10 meses… fiz todo o processo de recuperação com fisioterapia e fiz musculação depois de 5 meses de operado, voltei a jogar futebol apos 7 meses e meio de cirurgia, voltei a jogar tranquilo, inchava um pouco depois dos jogos, até então tudo bem, ai fui jogar futebol de salão, quando fui, meu joelho travou e deu um estralo, sai, coloquei gelo e depois de 20 min já conseguia andar, mancando mais consegui até a dirigir.
    Queria saber se o LCA não rompeu de novo, acho q não… deve apenas fortalecer? a 1 semana voltei a correr na areia, ai fui dar uma forçada a mais na areia e o joelho deu uma falseada e estralou bem baixo, e inchou! Agradece a ajuda!

    • Renê Drezner disse:

      Oi Anderson, você precisa se consultar com um médico ortopedista para saber como está seu joelho, as vezes um simples exame clínico já é suficiente para saber se está tudo ok. Pela internet qualquer diagnóstico não tem valor nenhum, ainda mais o meu, já que não sou médico. Boa sorte.

  30. Matheus disse:

    Renê, boa tarde!

    Fiz a cirurgia de reconstrução do LCA utilizando como enxerto os tendões flexores há cerca de 6 meses e meio. Realizei todo o processo de recuperação seguindo as orientações do meu médico. Foi por volta de 50 sessões de fisioterapia onde recuperei os movimentos de extensão e flexão total da perna, 2 meses de academia com excelente recuperação da musculatura segundo o médico. Há duas semanas fiz a última consulta onde ele avaliou que estava apto para fazer a propriocepção. Foi solicitado 10 sessões e após isso estava liberado para voltar a prática esportiva. Acontece que, 4 dias após a consulta, passei a sentir uma forte dor na parte inferior posterior da coxa(onde foi retirado o enxerto), atrás do joelho e na parte lateral(de dentro). Isso aconteceu após dirigir até a empresa, quando desci do carro passei a sentir essa forte dor que fazia eu não conseguir nem colocar a perna no chão pois doía para esticá-la. Após um tempo essa dor foi diminuindo até sumir, e de repente com algum outro movimento voltava(reparei que agora sempre após dirigir uma longa distância sinto isso) e agora a dor fica indo e voltando. Devido a isso, marquei uma nova consulta com o médico e adiei a propriocepção até saber o veredito dele. Estou muito preocupado e ansioso para saber o que aconteceu, já que segui todas as orientações: recuperei os movimentos e a musculatura da perna; não fiz abusos e não tentei praticar nenhum esporte antes de ser liberado(estava apenas fazendo bicicleta e esteira).
    Há muito tempo não sentia mais dores até isso acontecer! É frustrante pois estava prestes a ser considerado apto para a prática esportiva novamente.

    Qual a sua opinião? foi algo grave?

    Desde já agradeço!

    • Renê Drezner disse:

      Oi Matheus, o processo de reabilitação costuma ser dolorido. A cada etapa de aumento da carga dos exercícios a dor volta. No seu caso eu não sei te dizer se as dores são normais ou tem algo errado, só mesmo com o exame do médico é que você terá uma resposta confiável. O que achei estranho na sua mensagem foi a ordem dos exercícios no seu processo de reabilitação. Não é necessário esperar 4 meses para realizar o treinamento de força, e nem esperar 6 meses para realizar o treinamento de propriocepção. O trabalho de fortalecimento já poderia ser iniciado com poucos dias depois da operação e de propriocepção com menos de três meses (exercícios mais leves). Além disso, é recomendado não parar o treinamento de fortalecimento na academia. Tem que sempre manter a musculatura fortalecida. Espero ter te ajudado. Boa recuperação.

  31. eder oliveira disse:

    ola rene lesionei meu joelho direito jogando futebol ha seus meses demorei para procura o ortopedista e ele passou 10 sessoes de fisoterapia melhorou o joelho nau esta falseando mas ainda doi na parte anterior e na frente do joelho mas nau tanto consigo correr fazer academia mas tenho medo de jogar futebol o medico passou mais 10 sessoes de fisoterapia sera que meu joelho vai voltar ao normal sem cirurgia? agradeço sua atenção obrigado

    • Renê Drezner disse:

      Oi Eder, acho que a primeira coisa que precisa saber é o tipo de lesão que você teve. Dependendo do tipo é possível recuperar com ou sem a necessidade de cirurgia.
      O melhor a fazer é procurar o seu médico, ou até outro, para ter certeza do estado de seu joelho e só depois disso pensar em como recuperar. Boa sorte.

Comente!