Vídeo sobre teste de resistência aeróbia específico para o futebol (Yoyo test)

01/07/2010 by: Renê Drezner

O desempenho no jogo de futebol é bastante influenciado pelo metabolismo aeróbio. Diversos estudos encontraram uma forte correlação do volume máximo do oxigênio com a distância percorrida durante o jogo. Atletas com melhor preparo aeróbio conseguem uma recuperação mais rápida dos esforços de alta intensidade, possibilitando realizar uma atividade mais intensa no decorrer da partida.

Existem vários testes para avaliar a resistência aeróbia, tanto de laboratório como testes de campo. Geralmente os testes de laboratório utilizam testes progressivos em esteiras e bicicletas ergométricas e os testes de campo se utilizam do corridas contínuas (como o teste de Cooper – 12 minutos). Apesar de serem muito utilizados estes protocolos não reproduzem o padrão de atividade realizado durante o jogo nos esportes coletivos, como o futebol, que diminui bastante a especificidade no teste.

Para resolver este problema alguns pesquisadores começaram a desenvolver testes mais específicos com o padrão de atividade realizado no jogo. E o formato que encontraram para a execução do teste foi o de ida e volta (yoyo). Neste tipo de protocolo além de correr os atletas têm que realizar o movimento de mudança de direção. Foram desenvolvidos vários testes neste formato, como o Leger, Soccer test, Beat test e o Yoyo test. Más o protocolo do Yoyo test é o mais utilizado no futebol mundial. 

O Yoyo test foi desenvolvido por um famoso fisiologista dinamarquês Jens Bangsbo. Ele criou três tipos de protocolo, com dois níveis de dificuldade em cada tipo. Todos os protocolos são realizados em uma distância de 20 metros. Os atletas executam um esforço de intensidade progressiva e o resultado do teste é a distância total percorrida. A intensidade é controlada através de um som emitido por uma fita cassete. A diferença entre os protocolos é tempo para recuperação e o aumento da velocidade.

No teste contínuo não tem recuperação entre as corridas, porém a velocidade de corrida é mais baixa. No teste intermitente é realizado um intervalo de 5 segundos entre cada ida e volta (40 metros), porém o teste é realizado com uma velocidade maior. Já no teste “recovery” (como do vídeo acima) a recuperação entres os tiros é de 10 segundos e a velocidade de corrida é bem alta.

O vídeo acima mostra a realização do teste “recovery” nível 2.

E o vídeo abaixo mostra uma parte do teste contínuo.

Espero que gostem dos vídeos.

Comentarios

15 Comentario para “Vídeo sobre teste de resistência aeróbia específico para o futebol (Yoyo test)”
  1. Braid Ribeiro disse:

    Trabalhamos com o futebol profissional como técnico, e gostamos da parte fisica, sempre busco novos testes para aplicar em nossas equipes. vocês estão de parabens por nos fornecer sempre essas novas opções para ser usadas em nossas equipes.
    Prof°. Braid Ribeiro

  2. guilherme disse:

    eu queria saber se voces me passaria o audio dos yo yo tests

  3. Nei Adriano disse:

    Olá, trabalho com preparação física de futsal e estou interessado no teste yoyo intermitente nível 2.

    se puderem passar o áudio agradeceria, pois não o estou achando na net.

    desde ja agradeço

    Nei Adriano
    PF ADHering Futsal

    • Renê Drezner disse:

      Oi Nei, eu não posso passar o áudio do teste. Más se você procurar no Google você consegue fazer o download do áudio.

  4. Wellington Nascimbeni disse:

    Olá,gostaria de saber a respeito dos testes citados,esse de correr em ritmo forte 20m de ida e 20 de volta com descanso de 10 segundos,com qntas idas e vindas poderia se dizer q o jogador esta num estado fisico bom?

    • Renê Drezner disse:

      Oi Wellington, existem artigos científicos que descrevem o desempenho de jogadores profissionais europeus de alto nível neste tipo de teste. Essa é uma boa referência, más a melhor é você repetir o teste em vários períodos diferentes da temporada para saber a evolução do seu atleta. Se quiser receber o artigo entre na página contato do site e envie uma mensagem para mim.

  5. Egildomar disse:

    Olá onde consigo o protocolo do yoyo teste, q por sinal é muito interessante…
    Abraços,
    Gil

  6. Professor Renê, gostaria de saber como adquirir o equipamento necessário para a aplicação do teste acima descrito e mostrado em vídeo. Sei que se trata de um dos testes mais atualçizados no mundo e muito me interessa. Como faço entâo? Abraços, Marcos.

    • Renê Drezner disse:

      Oi Marcos, eu não sei exatamente onde, más têm alguns sites que vendem o yoyo-test pela internet. São sites de fora do Brasil. É só procurar no google o termo “buy the yoyo test” que você encontra.

  7. nelson konno disse:

    Prof. Rene muito prazer em falar com o Sr. sou prof. de Ed. Fisica e Prep. Fisico de categorias de base, gostaria que o sr me explicasse em detalhes o metodo de aplicacao do teste yo-yo como comeca com que tempo bem como sua progressao em qtos segundos e o metodo para calcular o VOmax. OBS: Atualmente estou trabalhando no Japao

    • Renê Drezner disse:

      Oi Nelson, o Yoyo Test é muito fácil de ser aplicado. É só medir o espaço de corrida (20 metros) e descanso (2,5 ou 5 metros quando houver) e colocar o áudio (fita, cd ou até mesmo arquivo de computador) para rodar. No áudio já vai estar programado o tempo correspondente entre os bips equivalente à velocidade programada, ao longo do teste a velocidade vai aumentando até os atletas não conseguirem mais realizar os tiros quando é decretado o final do teste. São seis tipos de testes que começam com velocidades e progressão das velocidades diferentes: dois contínuos, dois com intervalo de 5 segundos entre os tiros e dois com intervalos de 10 segundos entre os tiros. Geralmente o resultado final é dado pelo somatório da distância percorrida no teste todo. Eu desconheço uma fórmula para adaptar o resultado do teste com VO2máx, más pode ter.

  8. MARCONIO FILHO disse:

    Olá Prof. Rene

    O Yoyo test pode ser adaptado a areia (praia), como handebol de areia, beach soccer. e como poderia calcular o vo2max, onde na quadra tem como avaliar.

    • Renê Drezner disse:

      Oi Marconio, o yoyo test até pode ser realizado na areia. A diferença é que areia vai criar uma sobrecarga maior que o piso normal e com isso o teste ficará mais difícil e os atletas vão chegar à exaustão com uma velocidade menor. Isso não impossibilita que o teste seja realizado, só impossibilita a comparação de desempenho com os testes realizados na quadra ou na grama. Quanto mensuração do VO2max o yoyo test não costuma ser utilizado para esse fim. O cálculo do VO2max só é confiável com uso de um aparelho espirométrico (portátil ou não), más existem testes que possuem um cálculo indireto para mensuração do VO2max, como o teste de 12 minutos e o Leger. Apesar imprecisos podem dar uma estimativa de referência para o seu grupo. Espero ter conseguido te ajudar. Boa sorte.

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