Artigo sobre os princípios de organização utilizados na formação dos esquemas táticos do jogo

13/06/2010 by: Renê Drezner

  

  A distribuição dos jogadores dentro de campo é um dos temas mais discutidos no meio do futebol. São inúmeros os sistemas táticos de organização dos jogadores e não existe um consenso do sistema ideal de jogo. Infelizmente a maior parte das discussões ficam em torno do posicionamento estático inicial dos jogadores nos setores de defesa, meio de campo e ataque (4.3.3, 4.4.2, 3.5.2 ….) sem se preocupar com a movimentação dos jogadores.

Os sistemas de organização das equipes é formado pelo posicionamento dos jogadores em campo e suas respectivas movimentações dentro do esquema de jogo. Cada jogador tem que cumprir um conjunto de tarefas previamente planejadas para enfrentar os diversos problemas oriundos do jogo. Assim são criadas movimentações padrões específicas para cada situação de jogo. São diversos os princípios táticos de jogo que influênciam estas movimentações.

  É raro na literatura estudos que abordam os princípios de jogo que influenciam o sistema de organização das equipes. Israel da Costa (Centro Universitário de Belo Horizonte e Faculdade de Desporto da Universidade do Porto), Júlio Garganta e Isabel Mesquita(Centro de Investigação, Formação, Inovação e Intervenção em Desporto da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto) e Pablo Greco (Universidade Federal de Minas Gerais ) escreveram um ótimo artigo de revisão na revista MOTRIZ que aborda este tema.

Este artigo está a disposição na sessão biblioteca deste site.

Espero que aproveitem o artigo.

Comente!